O Flamengo vai sentir no bolso o peso de sua representatividade na Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, no Canadá e no México. Com nove atletas convocados para o torneio, o Clube de Regatas é o time do Brasileirão que mais cederá jogadores ao Mundial — e isso se traduz em um ganho financeiro extra considerável, via o programa de benefícios aos clubes da Fifa.
A entidade distribui um total de US$ 355 milhões (cerca de R$ 1,8 bilhão na cotação atual) entre os clubes que emprestam atletas às seleções participantes. O repasse é calculado por jogador, por dia de competição. Embora a Fifa ainda não tenha detalhado oficialmente os valores individuais, a estimativa para a edição de 2026 é de aproximadamente US$ 11 mil (R$ 55 mil) de diária por atleta convocado.
Quase R$ 500 mil por dia
Com nove representantes nas listas finais, o Flamengo acumula uma diária estimada de US$ 99 mil — o equivalente a quase R$ 500 mil. E o valor pode crescer: quanto mais cada seleção que conta com jogadores rubro-negros avançar na competição, maior o montante acumulado pelo clube.
Os nove convocados estão distribuídos em quatro seleções. O Brasil leva quatro: Alex Sandro, Danilo, Léo Pereira e Lucas Paquetá. O Uruguai conta com três: Guillermo Varela, Nico De La Cruz e Giorgian De Arrascaeta. Gonzalo Plata representa o Equador, e Jorge Carrascal, a Colômbia.
O Flamengo na frente do pelotão
No ranking dos clubes do Brasileirão, o Palmeiras aparece na segunda posição, com sete convocados — três no Paraguai (Gustavo Gómez, Maurício e Ramón Sosa), dois no Uruguai (Emiliano Martínez e Joaquin Piquerez), um na Argentina (Flaco López) e um na Colômbia (Jhon Arias). A diária estimada para o clube paulista é de US$ 77 mil (R$ 387 mil).
Na sequência, o Atlético-MG aparece com quatro convocados (Alan Franco, Alan Minda e Angelo Preciado no Equador, e Junior Alonso no Paraguai), o que representa uma diária estimada de US$ 44 mil (R$ 221 mil). Internacional e Grêmio somam dois convocados cada — rendimento diário estimado de US$ 22 mil (R$ 110 mil) para ambos.
Com um convocado cada, Athletico-PR, Botafogo, Corinthians, Fluminense, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vasco embolsam, em tese, US$ 11 mil (R$ 55 mil) por dia de torneio — entre os nomes, destaque para Neymar, convocado pelo Brasil e atualmente no Santos.
No total, os clubes do Brasileirão cederam 32 jogadores para as seleções que estarão na Copa do Mundo de 2026.