O Flamengo está aproveitando a intertemporada para recuperar os atletas que apresentaram problemas físicos no primeiro semestre. Dentro desse planejamento, o clube tem avançado nos trabalhos com o zagueiro Léo Ortiz e os volantes Jorginho e Saúl. O técnico Leonardo Jardim espera ter o trio à disposição durante o período de preparação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/1/2/FJmcTzTAePGRydNOSUzw/54674830918-cd13aa531a-o.jpg)
Léo Ortiz retorna mais cedo e segue protocolo
Léo Ortiz sofreu uma pequena lesão muscular na região posterior da coxa direita na vitória sobre o Coritiba, o último jogo antes da parada para a Copa do Mundo. Por se tratar de um problema de grau 1, o tempo de recuperação é mais curto. Ainda assim, o zagueiro optou por retornar mais cedo ao CT, mesmo durante o período de férias, para dar início ao tratamento.
Nos últimos dias, Ortiz tem seguido o processo planejado pelo clube. Ele ainda não treinou com o grupo, mas a recuperação está dentro do previsto. O momento sem jogos permite que o Flamengo não precise acelerar o retorno do defensor. O jogador está confirmado na viagem para Portugal junto com o restante do elenco. O clube, no entanto, evita estipular prazos.
Jorginho treina sem limitações
Jorginho fraturou o dedo do pé direito durante a derrota para o Palmeiras e ficou de fora dos dois últimos jogos antes da pausa — contra Cusco e Coritiba. O volante se reapresentou na sexta-feira e participou normalmente dos treinos com os companheiros, sem apresentar limitações.
Saúl reforça a parte física
Outro a voltar ao Ninho do Urubu antes do previsto foi o espanhol Saúl. Ele usou parte das férias para reforçar a preparação física e já está participando dos treinos com o elenco, embora também realize trabalhos específicos para alcançar os 100%. Nesta temporada, Saúl passou por uma cirurgia no tornozelo esquerdo, só voltou a jogar em abril e ainda não conseguiu corresponder em campo dentro das expectativas.
Rotina da intertemporada
Os primeiros dias de treino no CT tiveram um clima mais leve, típico de início de intertemporada. Na sexta-feira, o grupo passou por exames médicos e avaliações. Na segunda-feira, a atividade foi voltada para a parte física, enquanto na terça o foco foi tático.
O Flamengo não quer restringir o trabalho de recuperação ao trio. A intenção do clube é aproveitar o período para cuidar também de outros jogadores que sentiram fisicamente a sequência de jogos em algum momento. Esse trabalho deve se estender conforme os nove convocados para a Copa do Mundo retornarem, a depender do estado físico de cada um.
Viagem a Portugal
No dia 28, a delegação embarca para Portugal, onde realizará uma intertemporada com três amistosos programados: contra o River Plate no dia 3 de julho, diante do Lausanne no dia 8 e frente ao Benfica no dia 11. A volta ao Brasil está prevista para 12 de julho.
O elenco chegará a Portugal desfalcado de uma série de jogadores que estão com suas seleções na Copa do Mundo: Alex Sandro, Léo Pereira, Lucas Paquetá, Carrascal, Plata, Arrascaeta, Varela e De La Cruz. Ainda que os respectivos países sejam eliminados, a tendência é que os atletas ganhem alguns dias de férias antes de retornar ao clube.